Uma viagem para O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia nos faz pensar “fora da caixa”. Toda a filosofia contada de forma original e atraente. Livro em bom estado. 

Livro O Mundo de Sofia

VENDIDO

Bilhetes anônimos com indagações sobre quem é você e de onde vem o mundo em que vivemos. E mais, cartões postais do Líbano enviados por um major totalmente desconhecido a uma tal de Hilde Knag.
E como se não bastasse, você terá a missão de entregá-los a ela, sem tampouco conhecê-la e muito menos saber o seu endereço. Pois é isso que está ocorrendo com Sofia Amundsen, às vésperas do seu aniversário de quinze anos.

São ingredientes iniciais de O Mundo de Sofia, uma trama recheada de mistérios e acontecimentos inexplicáveis que farão da sua leitura algo fascinante a cada página virada.

Para desvendar o enigma dos bilhetes e dos postais, Sofia embarcará rumo à história da filosofia ocidental e levará consigo o leitor. Dos pré-socráticos aos pós-modernos, passando pelos pensadores gregos e romanos, pelos medievais, renascentistas e iluministas, tudo acontece de maneira bem legal e estimulante, livre do didatismo que se costuma ver nas escolas.

É uma viagem ao mundo da imaginação que acabará por decifrar o sentido da vida e das diversas maneiras do pensar filosófico, desde Aristóteles a Descartes, incluindo Spinoza e Kant, até Hegel, Marx e Freud entre tantos outros.

Nessa aventura, muitas coisas bizarras e sem fundamentação científica acontecerão na vida pessoal de Sofia como, por exemplo, conseguir ver a sua própria imagem no espelho piscando com os dois olhos para ela, ou um encontro, de verdade, com Sócrates e Platão, e assim por diante.
São episódios que irão se sucedendo, até o ponto em que, com a ajuda de um professor de filosofia, a princípio de identidade oculta, mas depois revelada, Sofia descobrirá um grande segredo a respeito da sua própria existência.

Sofia Amundsen é uma garota que vive na Noruega, em 1990. Mora com a mãe, o seu gato Sherekan, um peixe dourado e uma tartaruga. O seu pai é capitão de um navio petroleiro e fica fora a maior parte do ano. Ele não aparece no livro.

O significado do nome Sofia é um trocadilho com a trama e indica sabedoria. E a garota precisará mesmo usar de todo o seu conhecimento para descobrir o autor das cartas que começam a chegar, com mais frequência, na sua caixa de correios.
Ela também terá que encontrar respostas para as provocantes perguntas contidas em cada uma delas:

  • Como foi criado o mundo?
  • Há vida após a morte?
  • Como devemos viver?
  • Será que existe uma vontade ou um sentido por detrás de tudo que ocorre?

Além disso, Sofia terá ainda que saber quem é Hilde Knag.
A narrativa mescla ficção com dados históricos e transporta o leitor para um universo paralelo. Assim, Sofia vai se apercebendo da existência de outra realidade para além daquele em que vivemos.

Livro Mundo de Sofia. Conservado

Na verdade, a história do livro é composta por muitas outras realidades, o que nos fará pensar se não somos também apenas personagens duma história que um dia alguém escreveu.
Nesse sentido, o autor do livro faz aparecer, na mesma realidade vivida por Sofia, personagens como Chapeuzinho Vermelho, Aladino e o João Ratão, todas elas criadas um dia por alguém que lhes era superior, e que lhes restringiu a existência a uma mera estória infantil.

Ler O Mundo de Sofia é mergulhar dentro de nós mesmos e, ao mesmo tempo, despertar a consciência para tudo que nos cerca.

A principal mensagem do livro é a de que uma nova realidade pode ser descortinada, se passarmos a ver o mundo com outros olhos. Não podemos deixar que a fase adulta apague o desejo da descoberta e nem a capacidade de admirar-se pelas coisas. É necessário sempre buscar explicações para o sentido delas existirem.

Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pelos do coelho. Por isso, elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágica a que assistem. Mas, conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá.
Lá embaixo é tão confortável, que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pelos. Só os filósofos têm a ousadia para se lançar nessa jornada rumo aos limites da linguagem e da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pelos do coelho e berram com força às pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida […]


O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia.
Tradução: Leonardo Pinto Silva.
Editora: Cia das Letras. Ano 2012. 560 págs.

LIVRO VENDIDO


Autor de O Mundo de Sofia

Jostein Gaarder

O livro foi escrito por Joestein Gaarder. O autor nasceu em 1952, em Oslo, na Noruega. Atuou como professor de filosofia por várias anos de sua vida.
Na Universidade de Oslo, ele estudou línguas escandinavas e teologia.

Gaarder é autor de romances filosóficos, contos e história. Mas a sua carreira como escritor deslanchou mesmo após a publicação de O Mundo de Sofia, em 1991.

O livro foi traduzido para 53 línguas com mais de 40 milhões de cópias impressas, três milhões delas apenas na Alemanha. A partir daí, Gaarder ganhou renome internacional, passando desde então a se dedicar integralmente à produção literária.
Gaarder foi o escritor mais vendido entre 1995  e 96.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *