Como tratar bem de seu corpo por dentro e por fora

Como tratar bem de seu corpo por dentro e por fora

 O livro fala ainda do processo de glicação, isto é, da alimentação que atua lesando as proteínas em geral e aumenta significativamente o teor de radicais livres.
Para combatê-los, o leitor tomará conhecimento do papel relevante dos antioxidantes que inibem a glicação e o envelhecimento cutâneo.

Por que e como a pele envelhece?
Saiba como tratar bem de seu corpo por dentro e por fora

Doce voo da juventude é um verdadeiro guia orientador de como tratar bem de seu corpo por dentro e por fora

Em suas páginas, são vistas os benefícios do uso das massagens, da música, do relaxamento, bem como das plantas adaptogênicas que reduzem o estresse físico e mental.  São elas o ginseng, ashwaganda, rhodiola e ginko biloba.

Algumas plantas, frutas e derivados são decisivas na inibição do envelhecimento. É o caso das frutas vermelhas (mirilo, amora, framboesa, uva), do vinho e do chá verde que já é usado há 5 mil anos pelos orientais.

Os cogumelos – (shutake, maitake, cogumelo-do-sol) -, a equinácia e o própolis  são potentes estimuladores da imunidade. Eles retardam e bloqueiam o crescimento das células cancerosas.

 Uma alimentação saudávelbons hábitos de vida também são imprescindíveis para aumentar a longevidade. 
A dieta do mediterrâneo e da ingestão de peixe em quantidade satisfatória, por exemplo, são alimentos ricos em ômega 3 e protetores celulares especialmente do tecido nervoso.

Já a questão das atividades físicas é considerada um dos mais poderosos instrumentos para a manutenção da saúde e redução da velocidade do envelhecimento.
Entretanto, os autores alertam: o exercício em excesso envelhece. O ideal é uma a duas horas diárias de exercício físico de moderado a intenso, de quatro a cinco vezes por semana.

 Médico Alex Botsaris
Dr. Alex Botsaris

As atividades intelectuais também são de extrema importância, pois bloqueiam a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento cerebral através do aumento da formação da neurotrofina.

Dr. Alex Botsaris, formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especializações em:

  • doenças infecciosas pelo Hospital Claud Bernard, de Paris;
  • acupuntura e medicina chinesa pela Sociedade Internacional de Acupuntura, na França, e pela Universidade de Pequim, na China.

Membro da equipe do Programa Estadual de Plantas Medicinais da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro (SES/RJ). Já escreveu onze livros e dezenas de capítulos e artigos científicos dentro da sua área de atuação.

Médica dermatologista Flávia Addor
Drª Flávia Addor

Drª Fávia Addor, médica dermatologista, formada pela Santa Casa de São Paulo.
Especializada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Fellow da Academia Americana de Dermatologia.
Pós-graduada em dermatocosmética pela Universidade Vrije de Bruxelas.
Docente do departamento de dermatologia da Universidade de Santo Amaro (SP).
Mestre em Dermatologia (FMUSP) e co-autora de vários livros texto em dermatologia. Entre alguns estão:

  • Fundamentos em dermatologia, 2009;
  • Tratado de dermatologia, 2010;
  • Rotinas diagnósticas em dermatologia, 2010.

Vem publicando ainda diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais sobre demartite atópica, envelhecimento, hidratação, pele e gestação, bem como também a respeito da segurança de produtos cosméticos aplicados à dermatologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *