Livro de Bert Hellinger contesta a autoridade religiosa

Pensamento crítico sobre religião e seus efeitos na psicoterapia e no aconselhamento espiritual. Bert Hellinger coloca a autoridade religiosa na berlinda.

Autoridade religiosa. Bert Hellinger
R$ 80,00 Comprar

Que danos determinadas imagens e práticas religiosas poderiam acarretar para a integridade da alma humana?

Neste livro estão reunidas uma série de textos, constelações, conferências, histórias e entrevistas de Bert Helling, o famoso criador das Constelações Familiares.

O autor questiona a expressão suprema da fé e da fidelidade, que não passaria de mera sujeição incondicional a uma autoridade religiosa, caracterizada pela pusilanimidade e temor servil.

Por trás de toda deferência ao zelo sagrado, haveria apenas a presença do ódio e da arrogância.
Assim, apelar para a revelação, o dogma, a lei divina ou qualquer autoridade religiosa, seria um claro sinal de que não valorizamos e nem confiamos na nossa particular experiência pessoal com o sagrado.

Religião, psicoterapia e aconselhamento espiritual

Autor: Bert Hellinger. Tradução: Newton A. Queiroz. Preciosidade de livro. Ótimo estado de conservação
Ano: 2005. São Paulo, Cutrix. 176 páginas. Frete grátis em Presidente Prudente

R$ 80,00 Comprar. Único

Contato Lado B Livros
O caráter psicológico da experiência religiosa é único, algo que varia de pessoa para pessoa e não pode ser relegado a um segundo plano.

Acontece que, muitas vezes, preferimos dar crédito a pais e pastores, diretores espirituais, professores, juízes e outros, delegando-lhes a tarefa de interferir em nossas vidas, em nome de Deus, para dizer-nos autoritariamente quem Ele é, o que Ele quer e como Ele julga.

Precisamos aprender a captar a manifestação de Deus em nossas próprias vivências diárias, crer que Ele age na experiência pessoal individual de cada um de maneira singular, sem necessidade de intermediários.

Aconselhamento espiritual e fé
Hierarquia, equilíbrio e pertencimento

Graças ao método das Constelações Familiares, é possível resgatar a experiência pessoal com o sagrado, de maneira livre e autônoma. Basta-nos libertar dos grilhões conscientes e inconscientes, arraigados dentro de nós, que impedem a tomada de uma consciência capaz de abrir novos horizontes de vida.
Para tanto, o primeiro passo está em reconhecer três pontos básicos que devem nortear o teor dessa temática:

  1. O diálogo acerca da experiência pessoal da fé é dificultado pela igreja. O apelo à autoridade funciona como o principal instrumento de pressão;
  2. Toda a autoridade religiosa se baseia na experiência pessoal. Desse modo, a minha própria experiência religiosa não pode ser desvalorizada pelo apelo a uma autoridade;
  3. A tradição bíblica reconhece o primado da revelação pessoal.
Criador das Constelações Familiares
Psicoterapeuta Bert Hellinger

Bert Hellinger é psicanalista, estudou também filosofia, teologia e pedagogia. A partir de experiências com dinâmicas de grupo, terapia primal, análise transacional e vários processos de hipnose terapêutica, acabou desenvolvendo a seu próprio método de Constelações Familiares.
O trabalho do autor é reconhecido internacionalmente em vários setores: na psicoterapia, na consultoria de organizações e empresas, na educação e orientação para a vida, a alma e para o sentido de nossa existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *