Categorias de Trabalho Sérgio Lessa

Sérgio Lessa e as Categorias de Trabalho de Marx

Livro defende o Pensamento de Marx e as Categorias de Trabalho na atualidade. E contradiz muitos intelectuais das ciências sociais.

Categorias de Trabalho. Trabalho e Proletariado
R$44,00. Compre agora

Um retrato sobre a discussão internacional do trabalho e das classes sociais, suas transformações e configurações desde meados da década de 1950 para cá.

Para tratar desse assunto, o Pensamento de Marx e as Categorias de Trabalho são dois pontos centrais dessa obra.

Trabalho abstrato, trabalho produtivo e improdutivo, mais-valia, classes sociais, etc., todas as categorias de Marx são esmiuçadas pelo autor Sérgio Lessa em:

Trabalho e Proletariado no Capitalismo Contemporâneo

Autor: Sérgio Lessa. 2ª edição
São Paulo: Cortez, ano 2011
Livro seminovo. Bom estado. 360 págs

Frete Grátis em Presidente Prudente/SP

R$ 44,00 Compre agora. Único


Sérgio Lessa vai demonstrar a validade das categorias marxianas para a compreensão do mundo atual, sem necessidade de nenhuma reformulação. Muitos  intelectuais das ciências sociais afirmam, no entanto, a superação do trabalho como categoria fundante do mundo social, ou sustentam a necessidade de reformulação dessas categorias fundamentais de Marx para dar conta da realidade atual.

Contundente e provocativo, Sérgio Lessa mostra que nada disso é verdadeiro nem necessário. Que o que se precisa é resgatar o autêntico método científico marxiano, cuja especificidade está em articular o momento filosófico-ontológico ao momento científico.

Trata-se de distinguir e, ao mesmo tempo, articular a categoria ontológica do trabalho, como fundamento do ser social, e as formas concretas do trabalho na sociabilidade capitalista.

Categorias de Trabalho de Marx
Livro Trabalho e Proletariado no Capitalismo Contemporâneo

O desenrolar desse tema vai gerar um debate polêmico entre Sérgio Lessa e os mais influentes autores das ciências sociais contemporâneas.

Um confronto de ideias que está presente ao longo das três partes que compõem esse livro. Na parte 1, o autor apresenta suas críticas aos teóricos representantes daquilo que ele considera o Primeiro e Segundo Adeus ao Proletariado.

Já na parte 2, o objetivo é refletir acerca  dos conceitos de trabalho, trabalho abstrato, proletariado e assalariados, trabalho manual e trabalho intelectual. O enfoque de abordagem é subsidiado pela obra O Capital de Marx.

E por fim, na parte 3, o Pensamento de Marx e as Categorias de Trabalho são validadas pelo autor como algo mais “vivo” do que nunca na atualidade. Argumentando em defesa da classe operária e a sua relação com o proletariado, enquanto classe revolucionária contra o capital, o livro se tornou uma obra de referência no debate dessas questões. 

Sérgio Lessa
Sérgio Lessa

Sérgio Afrânio Lessa Filho é graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas e membro da comissão editorial da revista Crítica Marxista (São Paulo). Sua experiência passa pela área de Serviço Social, com destaque em Fundamentos do Serviço Social, atuando sobretudo nos seguintes temas: lukács, ontologia, marxismo, trabalho e Marx.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *