Biblioteca virtual: conheça 12 delas

1 biblioteca é pouco. 2 é bom. 12 é muito melhor! “Baixe” livros de forma legal e sem infringir a lei de direitos autorais.

Livros gratuitos. Bibliotecas virtuaisNão há dúvida de que a busca pela informação está mais fácil e rápida hoje em dia. Em apenas um click de distância, e os mais diversos conteúdos mundiais de produção artística, cultural e científica estão a nossa disposição.

Mas de nada valerá acessar todo um amontoado de informações, caso não soubermos estabelecer relações entre elas, confrontando-as uma com as outras, para irmos além do senso comum.

A dica, então, está na leitura de bons livros. Comece agora a ampliar suas ideias e conceitos, acessando um vasto acervo literário gratuito que está distribuído entre 12 plataformas digitais:

 

Portal Domínio Público

Uma biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação. A sua finalidade é fazer com que todos tenham livre acesso a obras de domínio público ou que já foram devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais.

Desde 2004, o portal oferece uma gama de títulos literários, artísticos, culturais e científicos, seja em forma de textos e sons, seja por meio de imagens ou de vídeos.
Entre esses conteúdos, estão a obra completa de Machado de Assis e a Divina Comédia toda traduzida.

 

Biblioteca digital da Usp. Obras rarasBiblioteca digital de obras raras, especiais e documentação histórica da USP

A plataforma reúne obras consideradas raras ou preciosas de várias partes do mundo, quer pelo ponto de vista do valor histórico, quer pelo aspecto da antiguidade, quer também pelo fato de já não possuírem outras impressões ou edições.

São livros, folhetos, revistas, jornais, entre outras tipologias cobrindo do século XV ao XX. Trata-se de um vasto material bibliográfico que inclui obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações singulares, ou mesmo com autógrafos de personalidades célebres.

 

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Criada em janeiro de 2005, ela possui todo o acervo doado pelo bibliógrafo José Mindlin e sua esposa Guita para a Universidade de São Paulo. É uma coleção reunida ao longo de mais de oitenta anos, com cerca de 3.000 títulos disponíveis para livre acesso.
Os mais variados temas da história do Brasil em diferentes tipos de materiais: livros, mapas, imagens de domínio público, tudo disponibilizado em português.

 

Biblioteca digital UnespBiblioteca digital Unesp

Uma criação da Universidade Estadual Paulista que firmou parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.

A finalidade é garantir acesso irrestrito a documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, partituras de música, mapas e todo tipo de material relacionado à história do estado de São Paulo.

 

Biblioteca digital de obras raras do Museu Nacional

Biblioteca Digital do Museu Nacional

Ela pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) e traz conteúdos de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas.
Além de estar disponível nas unidades da instituição, o acervo também pode ser ‘baixado” em versão de ótima resolução.

 

 

Biblioteca Unicamp

Biblioteca digital da Unicamp

A sua finalidade é colocar à disposição do público uma ampla produção científica gerada na própria Universidade de Campinas, cujo foco principal são teses e dissertações.

De maneira rápida e sem fronteiras, mais de um milhão de páginas são ofertadas a pesquisadores nacionais e internacionais.

São revistas eletrônicas, eventos, produção técnico-científica, materiais especiais, memória institucional e estatística, além de obras raras.

 

Cultura Acadêmica

Cultura Acadêmica

É uma plataforma de propriedade da Editora Unesp sob a responsabilidade da Universidade Estadual Paulista. Atuando desde 1987 , ela se tornou marca consagrada de editora universitária junto ao leitor brasileiro e ibero-americano.

No catálogo do site, estão expostos obras acadêmicos de várias áreas do conhecimento, muitas delas disponíveis para download gratuito em PDF.

 

Universia LivrosUniversia Livros

Trata-se de um selo da Universia, que é uma rede de cooperação universitária da América Latina.

No seu acervo, estão disponíveis vários livros de domínio público, inclusive aqueles cujos autores distribuem gratuitamente.

 

 

Biblioteca do Senado Federal

Biblioteca digital do Senado Federal

O seu acervo é variado, composto por livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

São obras de domínio público ou que possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos.

 

Livraria da Câmara FederalBiblioteca digital da Câmara dos Deputados

Proporciona acesso  a coleções digitais que contêm publicações editadas pelas Edições da Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, além de estudos e notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento.

Os conteúdos, na sua maioria, são de uso aberto. Alguns dependem de licença para acesso, porque pertencem à coleção de uso restrito da Câmara dos Deputados.

 

IBGE bibliotecaBiblioteca do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Ela oferece vários  arquivos sobre monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e outros conteúdos relativos à documentação territorial do Brasil.

O internauta tem livre acesso ao catálogo on-line, bem como a downloads de parte do acervo. Além disso, muitas outras informações sobre a biblioteca estão disponíveis, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

 

Biblioteca virtual de direitos humanosBiblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, a plataforma disponibiliza materiais referentes à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. É um acervo com textos em português que são elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais com a ratificação do governo brasileiro.


BOA LEITURA é aquela que transforma informação em conhecimento. Assim é que nos tornamos pessoas mais bem preparadas para viver na era digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *