Biblioteca virtual: conheça 12 delas

1 biblioteca é pouco. 2 é bom. 12 é muito melhor! “Baixe” livros de forma legal e sem infringir a lei de direitos autorais.

Livros gratuitos. Bibliotecas virtuaisNão há dúvida de que a busca pela informação está mais fácil e rápida hoje em dia. Em apenas um click de distância, e os mais diversos conteúdos mundiais de produção artística, cultural e científica estão a nossa disposição.

Mas de nada valerá acessar todo um amontoado de informações, caso não soubermos estabelecer relações entre elas, confrontando-as uma com as outras, para irmos além do senso comum.

A dica, então, está na leitura de bons livros. Comece agora a ampliar suas ideias e conceitos, acessando um vasto acervo literário gratuito que está distribuído entre 12 plataformas digitais:

Portal Domínio PúblicoPortal Domínio Público

Uma biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação. A sua finalidade é fazer com que todos tenham livre acesso a obras de domínio público ou que já foram devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais.

Desde 2004, o portal oferece uma gama de títulos literários, artísticos, culturais e científicos, seja em forma de textos e sons, seja por meio de imagens ou de vídeos.
Entre esses conteúdos, estão a obra completa de Machado de Assis e a Divina Comédia toda traduzida.

Biblioteca digital da Usp. Obras rarasBiblioteca digital de obras raras, especiais e documentação histórica da USP

A plataforma reúne obras consideradas raras ou preciosas de várias partes do mundo, quer pelo ponto de vista do valor histórico, quer pelo aspecto da antiguidade, quer também pelo fato de já não possuírem outras impressões ou edições.

São livros, folhetos, revistas, jornais, entre outras tipologias cobrindo do século XV ao XX. Trata-se de um vasto material bibliográfico que inclui obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações singulares, ou mesmo com autógrafos de personalidades célebres.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Criada em janeiro de 2005, ela possui todo o acervo doado pelo bibliógrafo José Mindlin e sua esposa Guita para a Universidade de São Paulo. É uma coleção reunida ao longo de mais de oitenta anos, com cerca de 3.000 títulos disponíveis para livre acesso.
Os mais variados temas da história do Brasil em diferentes tipos de materiais: livros, mapas, imagens de domínio público, tudo disponibilizado em português.

Biblioteca digital UnespBiblioteca digital Unesp

Uma criação da Universidade Estadual Paulista que firmou parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.

A finalidade é garantir acesso irrestrito a documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, partituras de música, mapas e todo tipo de material relacionado à história do estado de São Paulo.

Biblioteca digital de obras raras do Museu Nacional

Biblioteca Digital do Museu Nacional

Ela pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) e traz conteúdos de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas.
Além de estar disponível nas unidades da instituição, o acervo também pode ser ‘baixado” em versão de ótima resolução.

Páginas: 1 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *