Eureca! Beatles, a chave da casa própria

Disco dos Beatles, que não está na lista oficial dos registros fonográficos do grupo, é encontrado mais de meio século depois.

O som dos beatles revolucionou a história da música

Eles tocaram para multidões encantadas pela beatlemania

Ele foi leiloada na Inglaterra por 110 mil dólares (cerca de 400 mil reais). Trata-se de um disco demo dos Beatles, com duas faixas, que não consta na lista dos registros fonográficos oficialmente reconhecido pela banda.
Prensado em 1962, ele é considerado o primeiro Lp gravado pelo quarteto e só mais recentemente foi descoberto. A sua história é bastante peculiar, envolvendo três personagens que viveram toda aquela época inicial da carreira dos Beatles até a sua transformação num fenômeno global sem precedentes.

A primeira delas é Les Maguire que, na ocasião, era tecladista da Gerry & The Pacemakers, uma banda também de Liverpool que teve certo destaque nos idos de 1960.

Les Maguire com Guerry & The Pacemakers

Les Maguire, o 2º da direita para esquerda com Guerry & The Pacemakers

Foi esse músico quem encontrou o disco no sótão de sua casa, onde lá permaneceu esquecido embrulhado em papel por mais de cinquenta anos.
A segunda personagem é Brian Epstein, visionário genuíno que enxergou o potencial daqueles jovens integrantes dos Beatles e resolveu empresariá-los. O seu objetivo era fazer deles algo maior que o ícone Elvis Presley, uma ousada ambição vista como inalcançável para a época.

Brain Epstein, peça-chave na carreira dos Beatles

Brain Epstein, ao centro, o impulso gerencial que faltava para os Beatles

Dessa forma, ele se tornou uma espécie de mentor da banda, o tipo de indivíduo que contornava as idiossincrasias de cada um de seus membros, não deixando que isso viesse atrapalhar a rota de sucesso que tinha traçado.

Com apenas 32 anos, em 1967, Epstein faleceu por overdose de medicamentos para insônia.
A trajetória desse empresário e descobridor dos Beatles é contada no livro “O Quinto Beatle: A história de Brain Epstein”, do escritor norte-americano Vivek J. Tiwary, lançado no Brasil em 2014.

A sua leitura é cheia de revelações importantes acerca dos Beatles, além de ser uma grande inspiração para todos aqueles que se atrevem a acreditar em seus sonhos.
E, finalmente, a terceira personagem dessa história é o lendário produtor musical do grupo, o britânico George Martin.

Páginas: 1 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *